Biblioteca

Dicas / ..

Implantes Dentários e Osteoporose

Com a idade, mulheres pós-menopáusicas com osteoporose enquadram-se em um grupo de maior risco de perder os dentes. Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Western Reserve University School of Dental Medicine (EUA), sugere que os implantes dentários podem ser o melhor caminho para esse tipo de situação. A pesquisa é parte de uma série de estudos que analisa resultados dentários de mulheres com osteoporose.

As primeiras pesquisas foram direcionadas em examinar a qualidade de vida de mulheres após o tratamento de implantes e, em seguida, substituir os dentes perdidos em mulheres com osteoporose. Os autores do estudo entrevistaram 237 mulheres sobre o grau de satisfação com os dentes implantados e como isso melhorou suas vidas no trabalho e em situações sociais.

Para isso utilizaram um questionário com 23 perguntas, classificando aspectos da vida das candidatas, tais como: a satisfação com o trabalho, a saúde e, por fim, a vida emocional e sexual. As participantes faziam parte de uma base de dados de informações com cerca de 900 mulheres com osteoporose.

Durante o estudo foram escolhidas, prioritariamente, mulheres que, além da osteoporose, perderam um ou mais dentes adjacentes (excluindo os terceiros molares). Os tratamentos dentários feitos nessas mulheres incluiu implantes (64), prótese parcial, (60), dentadura de remoção (47) e ausência de qualquer trabalho de restauração (66).

O resultado obtido foi que as mulheres com implantes dentários relataram uma maior satisfação com suas vidas e, também, uma maior satisfação em áreas emocionais e sexuais.

Fonte: O Jornal Dentistry